segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Kwame Nkrumah


Kwame Nkrumah

Pensador, Político e Estadista africano, Francis Nwia Kofie Kwame Nkrumah, ou simples mente Kwame Nkrumah nasceu aos 21 de Setembro de 1909 em Nkroful, atual Gana. Aos 6 de Março de 1957, sob o grito Independência! Kwame Nkrumah fez da então colonia britânica da Costa do Ouro, o primeiro país africano negro a conquistar a independência. Kwame NKrumah foi um dos maiores ideólogos do movimento Pan-africanista, sendo considerado por muitos como um dos maiores líderes Africanos da história moderna. O currículo acadêmico e político de Nkrumah é extremamente digno de referência: em 1935, terminada a sua formação inicial em uma escola missionária e num colégio em Acra, e tendo trabalhado durante alguns anos como professor, Nkrumah ruma para os Estados Unidos da América, ajudado por um parente. Nos EUA passa 10 anos estudando Ciências Económicas, Sociologia, Pedagogia, Teologia e Filosofia. A partir de 1945 Kwame se torna, estudante da Escola Superior de Economia e Ciências Políticas de Londres, onde se doutora em Filosofia e Direito. Durante sua estadia na capital Britânica, Nkrumah compromete-se fortemente com a Política. Com o seu amigo o Norte-americano W.E.B. DuBois, filósofo, jornalista e acérrimo lutador pelos direitos civis dos negros, organiza em 1945 em Manchester o 5° Congresso Pan africano. De regresso ao Gana, em 1947, integra e torna-se Secretário Geral da Convenção Unida da Costa do Ouro (United Gold Cost Convention - UGCC), Partido recentemente fundado e na altura ainda dirigido por Joseph Boakye Danquah. Em 1948 é preso pela primeira vez pelas autoridades coloniais britânicas. Posto em liberdade funda no ano seguinte o seu próprio Partido, mais radical, o Partido Convenção do Povo (Convention Peoples Party - CPP). Em 1952 , na sequência da esmagadora vitória nas eleiçoes do Parlamento colonial da Costa do Ouro, é eleito Primeiro-ministro, e é nessa condição que em 1957 proclama a independência da Colonia, rebatizando-a ele próprio com o nome de Gana. Só com a mudança da Constituição em 1960 Gana se tornará República, com Kwame Nkrumah, como seu primeiro Presidente, adoptando uma orientação acirradamente socialista, introduzindo mecanismo de funcionamento de uma economia planejada.

O fim de Nkrumah acontece em Fevereiro de 1966, quando durante uma viagem à Republica Popular da China, é deposto por um golpe de estado, liderado pelo pró-ocidental Conselho Nacional de Libertação - (National Liberation Council NLC). O antigo Herói nacional é então forçado a viver exilado na Guiné, acolhido por seu colega e aliado Pan-africanista Sekou Touré, Kwame Nkrumah morreria em Bucareste, Roménia, aos 27 de Abril de 1972.


Sobre o pensamento de Kwame Nkrumah


Nkrumah foi impulsionador de uma política e filosofia Pan-africanista extremamente radical, cujo cavalo de batalha era a libertação e a unidade de África. A sua filosofia jogará em 1963 um papel fundamental na criação da OUA.

O pensamento de Kwame Nkrumah quanto à África, é caraterizado por uma ruptura fundamental, que pode ser resumida em dois pontos: Primeiro enquanto nos primeiros anos Nkrumah exalta o idealismo da África pré-colonial e se declara seguidor de Gandhi, nos anos a seguir Nkrumah defende a necessidade de uma ruptura violenta contra o neo-colonialismo, contra o imperialismo e os seus aliados africanos. No pensamento de Nkrumah, a África deixa então de ser um mundo especial e afirma que uma revolução africana tem de ser entendida no conjunto de uma revolução mundial que estava em curso. As sociedades africanas afirmava ele estavam sujeitas às mesmas leis que as outras sociedades do mundo.


Segundo : se no seu livro Africa must unite (A África tem de se unir) Nkrumah defende e quase exige a formação urgente de um Governo africano, mais tarde porém Nkrumah vai sustentar não poder haver em África unidade entre os governos anti-imperialistas e os regimes marionetes ao serviço do Ocidente imperialista.


Legado



As idéias revolucionárias de Kwame Nkrumah, representaram as expectativas de uma Africa livre forte e unida. Como intelectual de espetacular capacidade Kwame Nkrumah conseguiu estruturar e dar forma, a um movimento que se espalhou por todo continente Africano criando objetivos em comum para estabelecimento da unidade e independência para os povos da Africa.

Juntamente com outros grandes líderes como Patrice Lu mumba, Sékou Touré, Kwame Nkrumah representou o melhor de uma geração africana que soube, emergir de maneira combativa e orgulhosa a opressão e o julgo imperialista.

5 comentários: